Trabalho em Altura

É considerado Trabalho em Altura toda e qualquer atividade realizada acima de 2 metros de altura da base principal, com risco de queda do profissional. Esse tipo de trabalho requer um cuidado todo especial para que possa ser feito de forma segura, minimizando os riscos corridos pelo trabalhador e oferecendo toda a segurança para que a atividade possa ser feita de forma satisfatória.

Segurança no trabalho é a arte de preservar a vida.

Projetos de Proteção Contra Quedas


Para atendimento a Norma Regulamentadora 35 e a NBR 16.325/2014, o Grupo Safety World disponibiliza profissionais legalmente qualificados, para elaboração, vistoria e instalação de projetos e serviços em altura.

Estes projetos contam com Sistemas de Proteção Contra Quedas em altura – Dispositivos de ancoragem, estes estipulam que ela deve ser instalada em pontos de ancoragem previamente dimensionados e determinados por profissional legalmente qualificado. Com isso, seus usuários têm a liberdade e a confiança para se movimentar em toda a sua extensão devidamente protegidos contra um eventual queda.

Trabalho em Altura

Linhas de vida

A linha de vida é um equipamento muito importante na segurança de quem trabalha em altura. É um equipamento cuja instalação e projeto depende de mão obra extremamente qualificada para que funcione corretamente.

A linha de vida é um sistema permanente ou temporário de proteção coletiva contra quedas de pessoas que trabalham se movimentando em telhados, áreas de carga e descarga e beirais.

Este sistema de proteção coletivo contra quedas, deve possuir um projeto e ser elaborado e executado por uma equipe multiprofissional, para uso em ação de atividades críticas caracterizadas como trabalhos em altura de forma que possam desenvolver suas tarefas com segurança nos locais onde existe um real potencial de risco de acidentes por quedas de altura.

O projeto de instalação deve oferecer um meio seguro aprovado para o seu deslocamento e retenção de quedas de trabalhadores. Seguindo rigidamente as normas NR35, NR18, EN795 e as novas normativas NBR 16325-1 e NBR 16325-2.

Modelos de Linha de Vida

Linhas de vida Vertical para Escada Marinheiro

Linha de vida vertical para escada marinheiro com possibilidade de regulagem de altura na saída no topo da escada, de posição da linha de vida em relação à escada (centro e cantos) e de distância do vão dos degraus, nesta linha de vida, nesta linha de vida com o auxilio de um trava – quedas o colaborador fica no fator de queda 0.

Linha de vida vertical para escada marinheiro

Linhas de vida em Estrutura Tubular

Linha de vida tubular L
Linhas de vida em "L"

Confeccionado em estrutura tubular, usualmente utilizado para retirar lona e descarregar caminhões com o auxilio de um trava– quedas retrátil deixa o colaborador em fator de queda 0.

Linha de vida tubular Y
Linhas de vida em "Y"

Confeccionado em estrutura tubular, usualmente utilizado para retirar lona e descarregar dois ou mais caminhões podendo ser utilizada a mesma fundação para apoio da estrutura, com o auxilio de trava–quedas retrátil deixa o colaborador em fator de queda 0.

Linhas de vida em Trilho

Linha de vida em Trilho Abraçada com Cobertura

Confeccionado em estrutura de trilho, usualmente utilizado para retirar lona e descarregar caminhões, com o auxilio de um trava – quedas retrátil deixa o colaborador em fator de queda 0.

Linha de vida Trilho Abraçada com Cobertura
Linhas de vida Abraçada em Estrutura Existente com Lança Projetada

Confeccionado em estrutura de trilho, usualmente utilizado para retirar lona e descarregar caminhões sendo utilizada a estrutura do galpão já existente para sua fixação, após verificação se a estrutura pode ou não receber o dispositivo sem causar danos estruturais há estrutura já existente, com o auxilio de um trava – quedas retrátil deixa o colaborador em fator de queda 0.

Linha de vida Abraçada em estrutura existente com lança projetada

Linhas de vida em Cabo Flexível de Aço

Linha de vida Horizontal sobre Pórticos ou Ponte Rolante
Linhas de vida Horizontal sobre Pórtico ou Ponte Rolante

Confeccionado em cabo de aço inox de 8mm, com suportes na vertical, onde serão realizadas as ancoragens que resistem a uma carga de 1500 Kgf cada, com o auxilio de um talabarte deixa o colaborador em fator de queda 1.

Linha de vida Lateral de Pórticos Projetadas
Linhas de vida em Lateral de Pórticos com Lanças Projetadas

Confeccionado em cabo de aço inox de 8mm, com suportes na horizontal, onde serão realizadas as ancoragens que resistem a uma carga de 1500 Kgf cada, com o auxilio de um talabarte deixa o colaborador em fator de queda 1.

Linha de vida Horizontal em Caminho de Ponte Rolante
Linhas de vida Horizontal em Caminho de Ponte Rolante

Confeccionado em cabo de aço inox de 8mm, com pontos de ancoragem que resistem a uma carga de 1500 Kgf cada, com o auxilio de um talabarte deixa o colaborador em fator de queda 1.

Linha de vida em Telhados
Linhas de vida em Telhados

Confeccionado em cabo de aço inox de 8mm, com suportes na vertical, onde serão realizadas as ancoragens que resistem a uma carga de 1500 Kgf cada, com o auxilio de um talabarte deixa o colaborador em fator de queda 2.

Linhas de vida Horizontal Temporária Móvel

Confeccionado com corda de segurança nylon poliamida trançada 12mm, com pontos de ancoragem que resistem a uma carga de 2200 Kgf cada, as ancoragens feitas com fitas de anel certificada pela UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo), com mosquetões que resistem a carga de 2300 Kgf, com o auxilio de um talabarte deixa o colaborador seguro em um fator de queda 1 ou 2.

Linha de vida Temporária

Garantia Risco Zero!

Todas nossas linhas de vida tem garantia de 01 ano dos equipamentos pelo fabricante e 05 anos de garantia da instalação. Lembrando que as linhas de vida tem que ser revalidadas anualmente para que tenham validade legal

“NR 35 em seu item ANEXO II item 3.2.1, diz que é necessária uma avaliação a cada 12 meses dos dispositivos e linhas de vida instalados. Essa avaliação deve ser feita mediante a um laudo elaborado por profissional legalmente habilitado.”

Garantia Risco Zero

Serviço de Resgate

Antes da iniciação de qualquer tipo de trabalho, a empresa deve estabelecer um plano de prevenção de riscos, identificando as diferentes situações de risco:

A empresa deve proporcionar sistemas de proteção contra quedas de altura. As soluções a serem adotadas, sejam elas coletivas ou individuais, devem dar proteção aos trabalhadores durante a execução do trabalho.

A empresa deve prever os sistemas possíveis de resgate, dependendo de cada local de trabalho, que permitam o acesso e evacuação da vítima. Estas soluções se estabelecem a partir de resgates prontos para serem efetuados por equipe de resgate técnico, adaptados às várias situações, os trabalhadores envolvidos nas atividades de resgate em altura deveram receber treinamento periódico e estar com os atestados de saúde ocupacional em dia, para poderem intervir rapidamente em caso de acidente. 

Serviço de Resgate

Alpinismo Industrial

Alpinismo Industrial

O serviço de Alpinismo Industrial é uma técnica aplicada para atividades em locais com alturas elevadas ou ambientes confinados, como exemplo serviços de montagem, inspeção, montagem, fabricação e operação de estruturas metálicas, pontes, plataformas de petróleo, navios, vasos de pressão, fornos, caldeiras, chaminés, torres (energia, telefônica, rádio, televisão), limpeza de fachadas de prédios, colocações de banner e entre outros.

Nós somos uma empresa formada por profissionais altamente capacitados e qualificados, por órgão regulamentador como IRATA, em conformidade com a ABNT NBR 15475 acesso por corda, qualificação e certificação de pessoas.