Encontre sua solução

Os Serviços de Ergonomia da Safety World visam otimizar as condições de trabalho dos colaboradores, permitindo que tenham melhor qualidade de vida nos seus ambientes profissionais.

Além disso beneficia a empresa, pois eleva a produtividade de seus colaboradores, e minimiza os riscos de acidentes e outros problemas de saúde.

Atendemos todo o território nacional.

O profissional vai até o ambiente de trabalho e avalia a postura, movimento e móveis para depois aplicar a ergonomia de acordo com as necessidades de cada empresa.

Um ambiente de trabalho seguro garante um trabalhador saudável.

O que é Ergonomia

A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.


Ergonomia Congnitiva também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor, armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

Ergonomia Organizacional ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos.

Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica.

Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).

Nossos serviços

Um pouco do que podemos ofertar a sua empresa.


O Programa de Gestão em Ergonomia da Safety World visa não apenas atender as exigências legais, mas, principalmente, auxiliar as empresas a planejar e desenvolver ações que proporcionem condições de trabalho compatíveis às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com níveis ideais de conforto, segurança e desempenho eficiente, otimizando o gerenciamento do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

PA Análise Ergonômica do Trabalho possibilita rastrear, identificar, observar e avaliar corretamente as funções e objetos utilizados por todo profissional em seu local de trabalho. São levantados os riscos ergonômicos existentes em equipamentos, máquinas, na realização das atividades e na forma como elas são executadas. Também se avalia o ambiente em si, verificando-se níveis de ruídos, luminosidade, temperatura entre outros pontos que podem prejudicar e até causar doenças aos funcionários, seguindo a legislação brasileira na Norma Regulamentadora 17.

O Comitê de Ergonomia (COERGO) é uma ferramenta que possibilita o envolvimento dos trabalhadores de forma ativa e participativa no desenvolvimento de estratégias e na execução das ações corretivas para aumento do conforto e produtividade, melhorando a segurança dos postos de trabalho e qualidade dos produtos e processos, e redução dos custos.

É uma ferramenta utilizada pelas empresas como prevenção de problemas relacionados a posturas inadequadas, gestos repetitivos e stress. Diminui os gastos da empresa com assistência médica e afastamentos por lesões, como a lesão por esforço repetitivo (LER) e o distúrbio osteomioarticular relacionado ao trabalho (DORT).


Nesta avaliação são realizados testes funcionais de amplitude dos movimentos e força muscular específica, em que é obtido a capacidade funcional do candidato.

Criação de um plano de ação com prazos e metas para implantação das recomendações da Análise Ergonômica do Trabalho através da deliberação de responsabilidades e mensuração de custos envolvidos, visando melhora do ambiente corporativo e adequação as normas vigentes.

Em conformidade com NHO11, realizamos avaliação dos níveis de iluminamento indicando parâmetros quantitativos e qualitativos no âmbito da iluminação interna dos ambientes de trabalho, voltados à segurança e ao desempenho eficiente do trabalho.

O serviço de gestão de inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade avalia as condições de acessibilidade e rota acessível para a implantação e gerenciamento do processo de inclusão no trabalho seguindo as legislações vigentes.

Avaliação das Condições de Acessibilidade e rota acessível e mapeamento de postos de trabalho de acordo com a avaliação de capacidade funcional do PCD.

Benefícios da implantação de serviços de ergonomia.

  • Redução de custos relacionados a cuidados de saúde;
  • Melhora da produtividade;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Aumento do envolvimento dos funcionários;
  • Criação de uma cultura de segurança;
  • Adequação com as certificações vigentes;
  • Prevenção de acidentes e incidentes;
  • Prevenção de doenças ocupacionais;
  • Redução de absenteísmo;